Saberes Filosóficos
A Filosofia é parte do nosso cotidiano, embora não o percebamos, a não ser quando paramos para uma análise. Frequentemente filosofamos sem o perceber. É próprio do ser humano fazê-lo. Apenas não nos damos conta por não conhecermos ou não darmos ao ato de 'pensar' profundamente em determinados assuntos, a atenção necessária. Ao analisarmos filósofos como Victos Hugo, Nietzche entre outros, em questões simples, parte do cotidiano, entendemos que a Filosofia nada mais é do que a busca da compreensão e a expressão elaborada de definições para ideias e fatos comuns. Para análise, citamos abaixo três exemplos:
“Não basta destruir os abusos, é necessário modificar os costumes. Destruiu-se o moinho, mas ainda ficou o vento.” Vitor Hugo, Os Miseráveis, Vol.I, p.60
“Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma.” (João D. Fonseca. Autopoiésis)
“O que é então a verdade? Uma multidão movente de metáforas, de metonímias, de antropomorfismos, em resumo, um conjunto de relações humanas poeticamente e retoricamente erguidas, transportadas, enfeitadas, e que depois de um longo uso, parecem a um povo firmes, canoniais, e constrangedoras: as verdades são ilusões que nós esquecemos que o são, metáforas que foram usadas e que perderam a sua força sensível, moedas que perderam o seu cunho e que a partir de então entram em consideração, já não como moeda, mas apenas como metal.” (Nietzche, O Livro do Filósofo, p.94)
Fonte:
Parabéns Warlene, pelo Blog, pela reflexão profunda, pelo tom filosófico e poético de seus textos.
ResponderExcluirVc já utiliza Blog em suas aulas? Q tal sugerir a outros colegas?!
Abraços!!
Professoras Formadoras Regina e Cleuna